Que tal esclarecer de vez a diferença entre astronomia e astrologia? Muitas pessoas continuam a confundir esses termos. Inicialmente, podemos afirmar que a “base” dos conhecimentos é a mesma, pois ambos estudam os corpos celestes e seus movimentos, mas a forma com que realizam tal estudo é completamente diferente.

A Astronomia é a ciência responsável pelo estudo dos planetas, estrelas, satélites naturais, cometas, sistemas estelares, nebulosas e galáxias, por exemplo. Trata-se dos conhecimentos científicos referentes à parte física e de movimentos próprio e aparente dos astros, como a sua posição, tamanho e localização, além de se dedicar ao descobrimento de novos corpos celestes e de nomeá-los. Tais conhecimentos são divididos em ramos da Astronomia como a astrometria, mecânica celeste, cosmologia, radioastronomia, dentre outras. É uma ciência natural e exata, uma das mais antigas da humanidade, que analisa desde a origem, evolução, composição e movimento dos corpos celestes.

Já a Astrologia é o estudo da posição e do movimento dos astros de acordo com uma visão de milênios atrás, sem contar as mudanças decorrentes dos movimentos da Terra nesse período. Através da sua interpretação pretende-se conhecer e predizer o destino dos homens e a influência dos astros sobre seus comportamentos, além de prognosticar também os acontecimentos terrestres.

É importante destacar que os estudos de Astrologia não são considerados uma ciência, mas alguns a englobam como pseudociência ou crença pseudocientífica, por seguir um sistema de crenças não provadas.

E você sabia que a divisão entre Astronomia e Astrologia aconteceu recentemente? Johannes Kepler foi um dos grandes defensores da união de ambas, sendo ao mesmo tempo um grande astrônomo e um grande astrólogo. Considerado o último astrônomo do mundo ocidental a acreditar na astrologia, ele tentou conciliar a astrologia da época à visão heliocêntrica da astronomia. Porém, sua tentativa foi em vão e a ruptura, que ocorreu no século XVIII, foi inevitável.

Ou seja, a principal diferença está em que a Astronomia estuda e explica cientificamente fenômenos naturais como os eclipses, passagem de cometas, chuvas de meteoros, etc. enquanto a Astrologia está relacionada com aspectos como os horóscopos, superstição, cartas astrais, etc.

One thought on “Astronomia e Astrologia

  1. O autor, cujo nome não encontro, tenta ser isento, com certa dificuldade. Faltou informações corretas sobre a prática moderna da astrologia e seus autores, pesquisas e correntes. (Jung, Michel de Gauquelin, etc.). Seria bom um contraditório com bibliografias. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *