Passeio

Condições especiais para escola

xr:d:DAGBZZZVDos:3,j:5730128378025520481,t:24040322

Astronomia no MAAS

O Museu Aberto de Astronomia (MAAS) oferece uma verdadeira imersão no universo, com atividades interativas que despertam o interesse pela ciência e tecnologia.

O MAAS tem por objetivo a divulgação da astronomia e de ciências correlatas, como a biologia.

A proposta de atendimento está baseada na BNCC - Base Nacional Comum Curricular, e a escola tem a possibilidade de escolher atividades que se adequem a seu projeto pedagógico e os períodos desejados para realização delas.

Todas as atividades são ministradas e orientadas por astrônomos residentes do MAAS, os quais adequam a linguagem, conteúdo e didática utilizada de acordo com a faixa etária e escolaridade do grupo visitante.

Conheça nossas Atividades

Espaço Sol

Descrição da imagem

Este espaço dedica-se à compreensão da natureza do Sol, bem como a trajetória evolutiva de uma estrela, desde sua origem até seu fim. Identificaremos os aspectos e atributos estelares, suas sínteses, o que as torna tão singulares e fundamentais no Universo. Seguindo os passos daqueles que há séculos procuraram entender e contribuir com esse aprendizado, somando as descobertas e dados mais. modernos, edificaremos esse conhecimento.

Observação Solar

Descrição da imagem

A observação do Sol requer extrema cautela, por isso é feita com total segurança. Por meio de nosso telescópio H-Alpha, dotado do filtro correto intermediando a visualização, permitimos uma experiência única, vislumbrando nossa estrela como nunca viu, evidenciando características singulares da superfície solar, a chamada fotosfera. Com alguma frequência, é possível encontrar manchas e proeminências solares, devidamente elucidadas por nós. É importante lembrar que essa atividade ocorre apenas com circunstâncias meteorológicas favoráveis, não podemos nos responsabilizar pelo controle das condições de tempo.

Espaço Rosa dos Ventos

Descrição da imagem

Possuímos dois mirantes nos quais se encontra uma Rosa dos Ventos, justamente os lugares onde tratamos parte do papel histórico e prático da astronomia. A mais antiga das ciências da natureza não só nos propiciou maior compreensão do Universo, como também nos auxiliou na sobrevivência e evolução humanas na Terra. Por isso, aqui tratamos da criação e utilização dos conhecimentos de posição e geolocalização, de forma a nos aprofundar nos conceitos de pontos cardeais, colaterais, nascer e ocaso do Sol (seu movimento aparente no céu), solstícios, equinócios, estações do ano e coordenadas geográficas.

Jardim Mitologia

Descrição da imagemDescrição da imagem

A influência antiga, mitológica e fabulosa, na astronomia sempre foi muito famosa, a qual podemos nos permitir nostalgicamente admirar desde que não afete os alicerces factuais da ciência. Desta forma, neste espaço instalado entre as passarelas vizinhas ao planetário, composto por esculturas de deuses, deusas e outras figuras mitológicas, realizamos um breve apanhado de algumas das histórias que inspiraram e povoaram os primeiros passos na astronomia, pautando-se na contribuição para o pensamento e cultural greco-romana.

Planetário

Descrição da imagemDescrição da imagem

Sessões digitais realizadas em uma cúpula fixa com 12 metros de diâmetro, esculpida externamente de forma a simular a superfície Lunar, abrangendo inúmeros conhecimentos e curiosidades sobre o Universo. A projeção, de última geração, é feita pelo sistema fulldome e inclui poltronas especiais para o melhor conforto durante a sessão.

Esfera Armilar

Descrição da imagem

Como mais uma parte da história da mais antiga das ciências da natureza, demonstramos o papel prático e funcional da astronomia. Nesta instalação denotamos como, por meio de padrões e ciclos celestes, os primeiros astrônomos foram capazes de criar instrumentos úteis ao nosso dia-a-dia, ordenando hábitos e tarefas que antes pareciam extremamente complexos para a evolução de nossa sociedade. Ao tratar da Esfera Armilar, um instrumento cuja influência marca até mesmo nossa bandeira, ensinaremos como era determinada a localização e exploração terrestre, através de sua projeção da cúpula celeste, incluindo círculos máximos e mínimos, eclíptica e constelações zodiacais.

Espaço Atlas

Descrição da imagem

Reunião dos mais completos conteúdos astronômicos perfeitos para a exploração em aulas, visitas e contemplações reflexivas. O Atlas contém instalações únicas e amplas sobre a Lua, o Sistema Solar e meteoritos, além de corredores que levam a uma jornada pela história eo Cosmo ao abranger viagens espaciais, sondas, satélites, instrumentação astronômica, classificação estelar, cronologia descritiva do processo científico na astronomia, planetas anões e cosmologia, indo do início do Universo até os dias atuais.

Sistema Solar em Maquete

Descrição da imagem

Abrigando um modelo de 5 metros de diâmetro, disposto desde o alcance do olhar dos observadores até o teto da sala, neste espaço realizamos um estudo profundo de nosso Sistema Solar, compreendendo sua composição, formação e classificação. Cada um dos planetas, de características únicas, é abordado em seu plano e período orbital, incluindo as constelações zodiacais posicionadas na eclíptica, sistematicamente regidos pela lei da gravitação universal.

Assuntos abordados:

A formação, composição e estrutura do Sistema Solar, além de sua localização no universo. Características individuais de cada planeta. Configurações planetárias, fase e brilho dos planetas. Movimentos planetários, Leis de Kepler e suas consequências. Escalas de tempo e ordem de grandeza na Astronômica, entre outros.

Espaço Lua (Espaço Nelson Travnik)

Descrição da imagem

Exposição unicamente dedicada ao nosso satélite natural, contendo registros reais como fotos, vídeos, reportagens, equipamentos e até mesmo uma pequena amostra Lunar acessível. Os conteúdos abordam desde seus ciclos, eclipses, fases, origem, composição, topografia, cronologia histórica al missões espaciais e engenharia aeroespacial.

Espaço Gaia

Descrição da imagem

Espaço exposicional além de nosso Sistema Solar, contendo vários registros tomados por sondas e telescópios espaciais. Compreendemos os mais notáveis aglomerados em nossa galáxia, bem como marcantes estruturas externas a ela. A classificação morfológica de galáxias não deixa de ser tratada, tanto quanto a natureza intrínseca da Via Láctea.

Espaço Carl Sagan (Radiotelescópio)

Descrição da imagem

Nosso ambiente dedicado à compreensão da natureza da luz, cujo conhecimento nos garante muito mais informações sobre o Universo do que nossos olhos são capazes de ver. Após desvendarmos as ondas e o espectro eletromagnético, nos focamos na radioastronomia, na qual captamos frequências oriundas do espaço através de nossas três antenas, de três, seis e dez metros de diâmetro.

A finalidade é apresentarmos os aspectos da espectrocopia, que nos permite desvendar os detalhes mais intrínsecos ao explorar o espaço, conteúdo e a história do Cosmos.

Espaço Telescópios (Observação noturna)

Descrição da imagemDescrição da imagem

Por meio do instrumento mais notável da astronomia, o telescópio, realizamos a observação de corpos celestes tais como Lua, planetas, nebulosas e aglomerados estelares, variando conforme respectiva visibilidade em determinada época do ano. Além de vislumbrarmos em detalhes o objeto, iremos elucidar suas principais características, contando também com prévio esclarecimento acerca dessas exímias ferramentas utilizadas para tal, conhecidas como refletores e refratores. É importante lembrar que essa atividade ocorre apenas com circunstâncias meteorológicas favoráveis, não podemos nos responsabilizar pelo controle das condições de tempo.

Espaço Astrotheatro

Descrição da imagem

Contemplando o céu como se fazia desde os primórdios da humanidade, apresentaremos a visão dos antigos acerca de célebres estruturas celestes, explorando um pouco da cultura e história de civilizações que também o fizeram. Identificaremos o que pode ser visto a olho nu, bem como a compreensão moderna das identidades e movimento diurno dos astros, desvendando verdadeiros tesouros em um mapa celeste caracterizado por constelações. É, no entanto, importante lembrar que essa atividade ocorre apenas com circunstâncias meteorológicas favoráveis, não podemos nos responsabilizar pelo controle das condições de tempo.

Atividades Complementares (Oficinas)

Construção e Lançamento de Foguetes

Descrição da imagem

Simulamos um programa espacial no qual os alunos aprendem e constroem seu próprio foguete, confeccionado com garrafas pet e outros materiais recicláveis, usando como combustível ar e/ou água. Após a compreensão e construção, realizamos de maneira segura o lançamento dos foguetes. Os foguetes alcançam até 30 metros de altura.

Dobrando o Céu

Através da arte milenar japonesa de dobrar papéis, o origami, iremos confeccionar um astro, além de discutir os conceitos desse corpo celeste.

Planeta Sob Encomenda

Vamos entender o que são os astros que povoam as mitologias há milhares de anos e cada participante poderá pintar e levar pra casa seu próprio e original planeta dos sonhos.

O Guia dos Caçadores da Galáxia

Durante um jogo de caça aos tesouros do Universo, iremos resolver enigmas, pistas e mistérios que, uma vez desvendados, apontam o próximo lugar a se explorar, levando assim até a recompensa final.

No Tempo de Uma Estrela

Nesta oficina, além de entendermos um pouco mais sobre nosso Sol e a natureza de uma estrela, confeccionamos um dos mais práticos e clássicos dispositivos científicos: o relógio solar.