Projeto Escolas

O Parque Pico das Cabras compõe o Museu Aberto de Astronomia (MAAS) e oferece atividades de Astronomia e Cosmologia para todas as faixas etárias. A proposta de atendimento está baseada/ancorada nas diretrizes do PCN  e a escola tem possibilidade de escolher atividades de preferência e os períodos desejados para realização das mesmas.

Espaço Sol

Espaço destinado ao Sol abordando temas da dinâmica solar com observações ao vivo de nossa estrela. Nessas observações é possível apreciar manchas solares e as protuberâncias na Fotosfera (superfície visível do Sol). O Espaço Sol é composto de dois espaços distintos, sendo eles, o Telescópio H Alpha e o Celostato.

Telescópio

Telescópio com filtro H – Alpha que permite observar ao vivo as protuberâncias solares que ocorrem em sua Fotosfera.)

Celostato

Através de um conjunto de espelhos e um telescópio a imagem da fotosfera solar é projetada, com aproximadamente 80 cm de diâmetro em um telão. Durante a apresentação serão feitas explicações sobre dinâmica do Sol, formação de manchas solares e suas características físicas/orbitais.

Espaço Gaya

Exposição de imagens de Astronomia e Cosmologia com as quais podemos compreender mais sobre o Universo e características dos planetas do Sistema Solar. Uma foto de parte de nossa Galáxia está disponível, com 6 metros de diâmetro e possibilitando visualizar a localização do Sistema Solar e a estrutura da Galáxia.

Espaço Carl Sagan – Radiotelescópios

Complexo de instrumentos que captam frequências de rádio oriundas do Cosmos, através de uma antenas de três, seis e dez metros de diâmetro, que operam na faixa de 1.42 GHz da linha do hidrogênio. Com estes instrumentos, podemos “ouvir” o Universo, ruídos de um objeto estelar, o próprio Sol e ainda demonstrar como ocorrem pesquisas de objetos com um radiotelescópio.

Espaço Lua

Aqui a superfície da Lua está esculpida a partir de fotos reais da NASA e poderemos identificar as principais crateras e formações de cadeias montanhosas, além de localizar os locais de pouso das missões Apollo. As fases da lua e eclipses lunares e solares serão abordadas de modo interativo.

Espaço Saturno

Uma instalação temática que abriga uma sala de exposição com um Sistema Solar mecânico, com todos os planetas realizando suas órbitas em escalas de velocidades em torno do Sol. A maquete estará disposta ao alcance dos observadores, podendo ser elevada até a proximidade do teto. Obs.: a imagem é apenas ilustrativa e a previsão de abertura é para Agosto/2018.

Espaço Sistema Solar – Pátio Temático

Representação das órbitas dos planetas do Sistema Solar em escala de distâncias ao Sol, na superfície de uma laje na qual é possível caminhar. As miniaturas dos planetas estão em ordem de afastamento do Sol, com dados físicos e orbitais em comparação com a Terra.

Obs.: a imagem é apenas ilustrativa e a previsão de abertura é para Novembro/2018.

Astrotheatro

Espaço utilizado para observação do céu a partir de apontamentos com laser, com observações técnicas e históricas interativas sobre Estrelas e Constelações. É também um local para observações de Chuvas de Meteoros.

Espaço Telescópios

O MAAS conta com dois Espaços que abrigam telescópios para as observações noturnas de astros em evidências:

Observatório Noturno

Observatório com sistema roll-off (teto corrediço), abrigando um telescópio Cassegrain de 250 mm com Sistema GoTo, capacitado para observar astros em evidências, como: crateras lunares, satélites galileanos de Júpiter e anéis de Saturno.

Espaço Rosa dos Ventos

Este miradouro é um dos locais mais altos do Município de Campinas, a cerca de 1080m de altitude. Neste Espaço, além de indicar os pontos cardeais, são tratados questões relativas à orientação e navegação, os Meridianos terrestres, os Trópicos, latitude e longitude, estações do ano, linha do Equador Terrestre, Polos geográficos e Celestes.

Jardim Mitologia

Instalado entre as passarelas vizinhas ao Planetário e composto por esculturas de Deuses e Figuras Mitológicas. Oportuniza palestras sobre a Cultura Greco-Romana e sua contribuição para o pensamento das sociedades e da Ciência.

Planetário

O Planetário do MAAS foi projetado para receber os melhores programas de exibição em um Domo de 12 metros de diâmetro, contando com projetores multimídia de última geração, poltronas especiais e acompanhamento integral de um dos astrônomos residentes.

Espaço Atlas – Modelos de Mundo

Exibição de painéis em acrílicos suspensos explicativos sobre os tradicionais modelos de mundos concebidos por Ptolomeu (Geocentrismo) e Copérnico (Heliocentrismo). Algumas imagens em relevo sobre Astronomia antiga, evidenciando a transformação/evolução do pensamento e construção do conhecimento sobre os modelos de mundo com a Relatividade de Einstein e Modelo do “Big Bang”.

Falta: Obs.: a imagem é apenas ilustrativa e a previsão de abertura é para Novembro/2018.

Cúpula Zeus

Observatório com o teto em Domo, em estilo clássico, abrigando um telescópio modelo Newtoniano de 400 mm de abertura, capacitado para observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científicas e contemplação visual de astros em evidências. Obs.: imagem ilustrativa e previsão de abertura para Novembro/2018.